top of page
15965605_10211756065561116_2583321637829

Marco Araújo

Diretor Pedagógico

Iniciou os estudos na Escola de Música da Banda Marcial de Gueifães, com o seu pai Augusto Araújo, no entanto foi no Conservatório de Música do Porto na classe do professor Avelino Ramos que vê crescer a sua técnica e formação estudando Eufónio. Posteriormente, licenciou-se em música na Escola Superior de Educação de Coimbra. Prosseguindo os seus estudos, na Universidade de Aveiro, concluindo o Mestrado em Direção de Orquestra de Sopros. Marco Araújo também foi diplomado com o “Curso de Direcção de Banda Sinfónica” pelo Istituto Superiore Europeo Bandistico – Institute of Music, em Trento-Itália, tendo aulas com maestro de renome como: Jan Cober, Carlo Pirola, Gianni Caracristi, Douglas Bostock, entre outros... Frequentou vários cursos de Direçao orientados pela Banda Sinfónica Portuguesa e frequentou a Licenciatura em Direção de Orquestra de Sopros na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do maestro Alberto Roque.
Desde de 2012, Marco Araújo assumiu o cargo de maestro da Banda Musical de São Martinho e conduziu-a em 2018 ao 1º prémio do concurso Diffwinds em Luxemburgo, para além de ter sido o principal fundador da Escola de Música da Banda Musical de São Martinho.

Foto dhv.png

Tiago Dias

Professor de Percussão

Tiago Dias, nascido em 1999, iniciou o seu percurso musical aos 7 anos na Banda Musical de São Martinho, sob a orientação do professor António Cunha. Aos 10 anos, passou a estudar com o professor Marcelo Rubén Aires, mas, após um ano, decidiu seguir seus estudos de forma autodidata até 2014. Nesse ano, entrou na Escola de Música da Banda Musical de São Martinho, onde teve aulas com o professor Rogério Francisco.
Em 2017, ingressou no ensino oficial musical, ingressando na Academia de Música de Costa Cabral (AMCC). Nesse período, foi aluno dos professores André Dias e Pedro Goís, que o acompanharam no desenvolvimento de suas habilidades. Ao longo de sua formação, trabalhou com maestros de renome nacional e internacional, como Alex Schillings, Jan Cober, Luís Carvalho, André Granjo, José Eduardo Gomes, Cesário Costa e Ernst Schelle. Além disso, participou de masterclasses com destacados nomes da percussão, como Kuniko Kato, Pedro Carneiro, Miguel Bernat, Rui Sul Gomes, Bruno Costa, Eduardo Cardinho e Sandro Andrade, enriquecendo seu conhecimento técnico e artístico.

Ao longo do seu percurso, Tiago destacou-se em diversas competições musicais. Em 2019, conquistou o 2º lugar nas Olimpíadas Musicais da AMCC na categoria solista, e, em 2021, alcançou o 1º lugar na categoria de música de câmara. Além de suas conquistas pessoais, ele também contribuiu para o sucesso de instituições como a Banda Musical de São Martinho e a Sociedade Filarmónica de Pevidém, participando de competições e ajudando a obter prêmios para essas organizações.
A carreira artística de Tiago inclui inúmeras estreias de obras tanto em âmbito nacional quanto internacional. Entre as obras em que atuou destacam-se "This is the world" de David Maslanka, "To sustain a Green Arbor" de Edgar Girtain IV, e "Bloco de Notas" de Francisco Ribeiro e Rubén Lopes. Além disso, esteve envolvido na revisão e gravação da obra "A dança do homem velho" de Nuno Peixoto de Pinho, contribuindo para sua publicação pela Scherzo Editions.
Atualmente, Tiago Dias está a frequentar o mestrado em ensino na Universidade de Aveiro, onde é orientado pelos professores Nuno Aroso, João Tiago Dias e Eduardo Cardinho. Paralelamente aos estudos, ele atua como coordenador pedagógico na Academia de Artes de Valongo, leciona percussão na Escola de Música da Banda Musical de São Martinho e integra o Quarteto Nota do Meio como percussionista. Além disso, ele mantém colaborações com várias instituições culturais, consolidando sua presença no cenário musical.

WhatsApp Image 2024-09-09 at 13.33.11.jpeg

Rui Pereira

Professor de Percussão

Natural do Porto, nascido a 30 de setembro de 2001, Rui Pereira iniciou os estudos musicais em 2011, na Academia de Música de Costa Cabral em regime articulado, onde trabalhou com os professores Filipe Monteiro, Pedro Góis e Marcelo Aires. Em 2016, ingressou no Curso Profissional de Instrumentista na Academia de Música de Costa Cabral com os professores Pedro Góis, André Dias e Marcelo Aires. Em 2019, ingressou na Licenciatura em Música na Escola Superior de Artes Aplicadas com os professores Bruno Costa e André Dias, tendo terminado esta em 2022. Encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado em ensino em Música na Escola Superior de Artes Aplicadas com os professores Bruno Costa e André Dias.
Desde 2017 é professor de percussão da escola da Banda Musical de S. Martinho do Campo, lecionando iniciação musical a alunos com idades compreendidas entre os 4 e 12 anos de idade. Em 2023 começou no cargo de professor de Percussão na Academia de Artes de Valongo, tendo estado no ano letivo de 2023/2024 no Conservatório de Música de Paredes em regime de substituição no cargo de professor de percussão. Em 2024 começou a lecionar aulas de expressão e educação musical no pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico, em agrupamentos escolares públicos e privados.
Tocou em orquestras tais como a Orquestra de Sopros e Percussão do Secundário da AMCC, a Orquestra de Sopros e Percussão do 3º ciclo da AMCC, a Orquestra Sinfónica da AMCC, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Coimbra, a Banda Militar do Porto, a Orquestra de sopros do estágio BSP, a Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra MSS Consort, Orquestra Sem Fronteiras e Orquestra do Algarve. Já tocou nas principais salas de espetáculo da zona norte de Portugal, como o Teatro Rivoli, sala Suggia e sala 2 da Casa da Música, Coliseu do Porto, Auditório da FEUP, Europarque, Auditório Municipal de Gondomar e Pavilhão Multiusos de Gondomar, assim como em outras salas como o Palau de Las Artes Reina Sofia em Valência, Fundação Calouste Gulbenkian, Cineteatro Avenida, Centro de Congressos do Algarve e Teatro das Figuras.
Já frequentou várias masterclasses com percussionistas de renome como Nuno Aroso (Portugal), Philippe Spiesser (França) Miquel Bernat (Espanha), Francesca Santangelo (Itália), Pedro Carneiro (Portugal), Manuel Alcaraz Clemente (Espanha), Eduardo Cardinho (Portugal), Sandro Andrade (Portugal), Ludwig Albert (Bélgica), Ivana Bilic (Croácia) e Tamborimba Ensamble (Colômbia), além de ter sido dirigido por maestros de renome internacional como José Pascual Vilaplana (Espanha), Douglas Bostock (Reino Unido), Alex Schillings (Holanda), Jan Cober (Holanda), Luís Carvalho (Portugal), José Eduardo Gomes (Portugal), Martim Sousa Tavares (Portugal), Cesário Costa (Portugal), Jean-Marc Burfin (França), Cristóbal Soler (Espanha) e Maximino Zumalave (Espanha).
Vencedor do 1º prémio da edição XII e da edição XIII das Olimpíadas Musicais da Academia de Música de Costa Cabral na categoria de Música de Câmara.

WhatsApp Image 2024-09-07 at 14.38.16.jpeg

Carlos Barros

Professor Piano e Formação Musical

Carlos Barros nasceu em 2005 e natural de Campo, Valongo iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos de idade no trompete, onde frequentou aulas durante 4 anos. 
Em 2015 ingressa no Conservatório de Música do Porto na classe de Eufónio/Tuba onde conclui, com distinção, 8º grau em 2022. Tendo sido aluno de Avelino Ramos, terminou os seus estudos com média de 18 valores e formação nas áreas de eufónio, formação musical, orquestra, acústica, organologia, análise e composição e história da música.
Ao longo do seu percurso frequentou diversas masterclasses e aulas com renomados eufonistas e tubistas, tais como Glenn van Looy, Mauro Martins, Ricardo Antão, Bastien Baumet, Andreas Hofmeir, Robbert Vos, Stéphane Labeyrie, Sérgio Carolino, Ilídio Massacote, Romeu Silva, Avelino Ramos, entre outros. 
Teve oportunidade de ser dirigido por diferentes maestros tais como Fernando Marinho, Avelino Ramos, Cesário Costa, Tim Kleren, Douglas Bostock, José Rafael Pascual-Vilaplana, Tiago Moreira da Silva, Valdemar Sequeira, Alberto Roque, André Granjo, Francisco Ferreira, Jan Wierzba, e outros. Faz parte do seu percurso a Banda Musical de S. Martinho de Campo-Valongo, onde desempenha a função de Eufónio desde 2018. Em 2021 iniciou-se no ensino da música na Escola de Música da Banda Musical de S. Martinho, mais concretamente no ensino do Eufónio e do Piano.

Marcou presença tanto a nível nacional como a nível internacional em diversos momentos, entre os quais alguns como solista, como por exemplo Agolada (Espanha), Differdange (Luxemburgo) e Ilha de São Miguel (Açores).
Atualmente, com 19 anos de idade, frequenta a licenciatura em Saúde Ambiental, na Escola Superior de Saúde, no Porto.
Leciona atualmente piano e formação musical na Escola de Música da Banda Musical de S. Martinho e na Associação Social e Cultural de Sobrado, tendo experiência em alunos com necessidades educativas específicas.

WhatsApp Image 2024-09-05 at 17.18.23.jpeg

Patrícia Sousa

Professora de Guitarra

Ana Patrícia Sousa nasceu no dia 10 de agosto de 1998 em Amarante, Porto. Iniciou os seus estudos musicais com 13 anos na escola Art'Music em Felgueiras, onde começou a sua aprendizagem da guitarra clássica. Mais tarde foi admitida no Conservatório do Vale do Sousa, Lousada, na classe de guitarra clássica do Professor José Ferra. 
Terminou a Licenciatura em Música no Ramo: Instrumento Guitarra Clássica, na ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na classe do Professor Artur Caldeira. Atualmente encontra-se a terminar o Mestrado em Ensino de Música em Instrumento na mesma instituição. 
Participou em várias masterclasses com guitarristas de renome nacional e internacional, tais como: Aniello Desiderio, Zoran Dukic, Marco Socías, Susana Prieto, Dejan Ivanovic, Paula Marques, Pedro Rodrigues, Ricardo Barceló, Sandór Papp, Francisco Gil, Artur Caldeira, Isabel Rei Samartim, Daniel Wolff, entre outros. Para além disso já tocou a solo, em música de câmara ou em ensemble em várias salas de concerto do país, tais como a Casa da Música (Porto), Convento dos Congregados - Salão Nobre (Braga), Auditório Municipal de Lousada, Centro de Interpretação do Românico (Lousada), Biblioteca Municipal de Lousada, Auditório Municipal de Amarante, no Auditório do Centro Cultural de Chaves, Café-Concerto Francisco Beja, Sala Teresa Macedo, entre outros. Foi um dos membros do júri no “XII Prémio Solista da Academia Artes de Chaves”. 
Atualmente é professora de guitarra clássica na Academia de Artes de Valongo.

WhatsApp Image 2024-09-05 at 18.29.20.jpeg

Rubén Fonseca

Professor de Clarinete

Nascido em Rio Tinto, Gondomar, Rúben Fonseca iniciou os seus estudos de clarinete aos 10 anos de idade na Escola Infanta D. Mafalda, que mantinha um protocolo com a Academia de Música de Costa Cabral. Durante o 1.º grau, foi orientado pelo professor e maestro José Eduardo Gomes, enquanto no 2.º grau este sob o encargo da professora Cândida Oliveira. A partir do 3.º grau, tornou-se aluno da classe do professor Mário Apolinário. Impulsionado pelo seu interesse em aprofundar os estudos de clarinete, no 10.º ano ingressou no curso de Instrumentista de Sopros e Percussão da Academia de Música de Costa Cabral, continuando a sua formação na classe do professor Mário Apolinário. No seu percurso universitário, estudou sob a orientação do professor Carlos Alves e Pedro Ladeira na Escola Superior de Artes Aplicadas, onde se destacou ao concluir a licenciatura com a avaliação final de 19 valores a clarinete. De momento, encontra-se a realizar o 1º. ano de mestrado em ensino da música na mesma instituição. Realizou inúmeros cursos de aperfeiçoamento com alguns dos mais prestigiados clarinetistas a nível mundial, tais como António Saiote, Florent Héau, Philippe Cuper, Henrique Piquer, Mariano Rey, Carlos Ferreira, Nuno Silva, Nuno Pinto, Horácio Ferreira, Vítor Pereira, Ricardo Alves, Jordi Pons, Frédéric Cardoso, David Silva, Filipa Nunes, Luís Carvalho, além de diversos outros mestres de clarinete e renomados músicos de renome internacional. Teve a oportunidade de participar em vários estágios de orquestra, tais como a Orquestra XXI, Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, Orquestra Sem Fronteiras, Sinfonietta de Castelo Branco, Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra de Sopros do Médio Tejo, Orquestra de Sopros do Vale de Varosa, Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra Sinfónica de Costa Cabral, Orquestra de Sopros de Costa Cabral, entre outras destacadas e conceituadas orquestras. Já teve a honra de ser dirigido por diferentes maestros, tais como Cesário Costa, Hélder Tavares, Diogo Costa, Alberto Roque, Diogo Sousa, Martim Sousa Tavares, Mathew George, Jan Cober, Shawn Smith, Francisco Ferreira, Luciano Ferreira, Cristobal Soler, Bruno Cândido, Miguel Romea, Avelino Ramos, Marcelo Marques, Luís Carvalhoso, Marco Araújo, Manuel Costa e Nuno Madureira, enriquecendo a sua experiência musical com a orientação de um grupo diversificado de talentosos regentes.

WhatsApp Image 2024-09-05 at 12.16.52.jpeg

Vera Dias

Professora de Clarinete e de Música para a Infância

Natural da freguesia de Vilela, Vera Dias inicia oficialmente os seus estudos musicais aos dez anos de idade, na Escola de Música de Sobrosa, na classe de flauta transversal da Prof.ª Vera Nunes. Em 2010 ingressa na ARTAVE, no Curso Básico de Instrumentista de Sopro, na classe de clarinete da Prof. Cândida Oliveira. Dois anos após, dá continuidade aos seus estudos na classe da Prof.ª Luísa Marques e integra a Orquestra de Sopros ARTAVE, sob a direção do maestro Hugo Ribeiro. Nos referidos anos tem a oportunidade de trabalhar com os maestros: José Ricardo Freitas, Hugo Ribeiro, Luís Machado, Andry Stepansky, Francisco Ribeiro, Jaroslav Mikus, André Granjo, Carlos Marques, José Borges, Paulo Silva, Paulo Martins, entre outros. Em 2012, participa no VI Concurso Luso- Espanhol de Fafe, tendo obtido o 2º prémio na sua categoria. Desde 2010 participa em masterclasses orientadas pelos professores de clarinete: Enrique Perez Piquer, Etienne Lamaison, Luís Carvalho, José Ricardo Freitas, André Vieira, Vitor Pereira, Frederic Cardoso, Nuno Sousa, Carlos Alves, Lenin Izaguirre, António Saiote, António Rosa, Nuno Silva, Ana Maria Santos, Luís Gomes, Sérgio Neves, Fabio di Càsola, Dominique Vidal, entre outros. Do sexto ao oitavo grau encontra-se a frequentar o Curso Secundário de Música, no Conservatório de Música de Paredes, na classe de clarinete do Prof. Frederic Cardoso. Em 2016 prossegue os estudos a nível superior e ingressa na Universidade do Minho, no curso de Licenciatura em Música, na classe de clarinete do Prof. Vitor Matos. Conclui a Licenciatura em Música na Universidade do Minho em 2019 e, no mesmo ano, dá início ao Mestrado em Ensino de Música na mesma universidade. O seu estágio nos grupos de recrutamento M04 (clarinete) e M32 (música de conjunto) realiza-se no Conservatório do Vale do Sousa, no ano letivo 2020/2021. Em fevereiro de 2022 forma-se Mestre em Ensino de Música e, ainda no mesmo ano, conclui o Curso Técnico de Ação Educativa pela Cognos e o Mestrado Especializado em Musicoterapia na Universidade Católica de Cuyo, mediado por uma entidade de formação certificada em Barcelona. No ano letivo 2021/2022 encontra-se a lecionar a disciplina de Expressão Musical nas Escolas do 1º Ciclo do concelho de Paredes, a propósito das Atividades de Enriquecimento Curricular, onde teve a oportunidade de lecionar com grupos de alunos com necessidades educativas especiais. No mesmo ano letivo leciona a disciplina de Expressão Musical na creche da ADR (Rebordosa), tendo alunos com idades compreendidas entre os quatro meses de idade e três anos. Desde junho de 2022 que se apresenta como Diretora Artística da Tuna de Rebordosa. Atualmente encontra-se a lecionar a disciplina de Clarinete na Academia de Artes de Valongo. Paralelamente, trabalha em coadjuvação com a Banda Musical de São Martinho do Campo, na oferta formativa do Agrupamento de Escolas de Campo, promovendo atividades de Expressão Musical no ensino pré-primário e primário (AAAF e AEC).

WhatsApp Image 2024-09-06 at 21.22.03.jpeg

Daniel Moreira

Professor de Piano, Formação Musical e Coro Infantil

Estudou piano com a Professora Ana Paula Sampaio (Conservatório de Música da Maia) e mais tarde com a Professora
 Rosgard Lingardsson (Conservatório de Música do Porto). Participou em diversas audições e masterclasses de piano,
 nomeadamente com Miguel Borges Coelho, Fausto Neves e Constantin Sandu. Participou também numa masterclass
 de Classe de Conjunto com Armando Possante e estudou órgão durante três anos com o Pe. Vasco Soeiro.
 Na universidade estudou direção coral com o maestro e compositor Vasco Negreiros. Frequentou masterclasses de
 Direção Coral com maestros internacionais, incluindo Javier Castro, Martin Schmidt e Anne Kohler.
Gosta de se envolver em vários projetos musicais - como cantor, pianista, organista, maestro, produtor, compositor e
 arranjador, tendo inclusive já estreado várias obras contemporâneas de colegas compositores.
 Encontra-se a fazer o Mestrado em Ensino de Formação Musical pela Universidade de Aveiro.
Tem vindo a exercer atividade como professor de Piano, Formação Musical e Coro Infantil, e, sempre que pode, frequenta
 seminários e conferências no âmbito do ensino da música

WhatsApp Image 2024-09-05 at 12.55.25.jpeg

Cristiano Barbosa

Professor de Saxofone

Frequentou o 9º ano na Escola E.B 2.3 do Castêlo da Maia. Foi na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo no Curso de Instrumentista de Sopro e Percussão (nível 4) que concluiu o ensino secundário. Licenciou-se na Universidade de Aveiro, em Saxofone Performance. Em Fevereiro de 2021 concluiu o Mestrado em Ensino de Música (Saxofone).
Iniciou os estudos musicais em 2004, na classe de Saxofone do professor Jaime Dias no Conservatório de Música da Maia (2004 - 2007). Posteriormente, foi admitido na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo no Curso (EPMVC) de Instrumentista de Sopro e Percussão (nível 4), passando a integrar a classe do professor Fernando Ramos e César Lima (2007 - 2011). No ano letivo 2011/2012 frequentou o primeiro ano da Licenciatura Variante de Execução, Ramo: Saxofone, na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor José Massarrão. Pediu transferência, para a Universidade de Aveiro, onde concluiu a Licenciatura em Música de Saxofone Performance, na classe do professor Fernando Ramos (2013 – 2016). Obteve o Grau Mestre em Ensino da Música em Saxofone (M18) e Classe Conjunto (M32) pela Universidade de Aveiro em fevereiro de 2021

A 23 de fevereiro de 2018, ingressou na Banda Sinfónica do Exército, sediada no Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 – Queluz, em Regime de Contrato. Em 25 de janeiro de 2019 apresentou se na Banda do Exército, Destacamento do Porto sediada no Regimento de Transmissões – Porto, a fim de ser colocado na sua área de residência. Enquanto 2º Cabo, foi condecorado com a Medalha D. Afonso Henriques, Grau Cobre a 19 de Abril de 2021, pelo Brigadeiro General da Direção de Serviços de Pessoal do Exército Português. Foi promovido ao posto de Cabo Adjunto a 18 de março de 2024, topo da carreira da Categoria de Praças do Exército Português. Concluiu o contrato com o Exército a 06 de abril de 2024.
Enquanto docente, prestou serviço na Artâmega – Conservatório de Artes do Marco de Canaveses de 17 de novembro de 2020 a 31 de agosto de 2021. No ano letivo de 2021/2022, desempenhou funções de docente no estabelecimento de ensino “PALLCº - Performing Arts School & Conservatory” de 18 de outubro de 2021 a 31 de agosto de 2022. Em ambas as instituições supramencionadas este em contrato de substituição.
Atualmente é o professor da classe de saxofone da Academia de Artes de Valongo, desde setembro de 2023.

WhatsApp Image 2024-09-06 at 19.57.03.jpeg

Mafalda Silva

Professora de Oboé

Mafalda Silva nasceu em Portugal (2001) e iniciou os seus estudos musicais em 2008, estudando percussão e oboé na Academia de Música de Costa Cabral, onde também concluiu o ensino secundário de música em 2019 na classe de oboé da professora Juliana Félix. Em 2022, acabou a licenciatura em Música Variante de Instrumento na Escola Superior de Artes Aplicadas. Em 2024, acabou o mestrado em Música Clássica no Royal Conservatoire The Hague com o professor Jeroen Soors. Ao decorrer do seu percurso artístico, participou em masterclasses com diversos professores, tais como: Paulo Areias, Nelson Alves, Francisco Luís Vieira, Ricardo Lopes, Jean Michel Garetti, Luís Alves, Pedro Ribeiro, Peter Hendriksz, Arthur Klaassens and Roger Cramers. Além disso, teve o prazer de realizar concertos e alguns recitais em Portugal, Holanda e República Checa.

WhatsApp Image 2024-09-05 at 17.57.07.jpeg

Tiago Rocha

Professor de Trombone

Tiago Manuel Rocha da Silva nasceu no dia 11 de setembro de 2005 em Miragaia – Porto. O seu interesse pelo mundo da música surgiu por influência do seu avô António Rocha que era trombonista, levando-o a desenvolver uma grande paixão pela área da música que vai crescendo até aos dias de hoje. Em 2015 ingressa na Academia de Música de Costa Cabral na classe do Professor Gonçalo Dias na qual concluiu todos os seus ciclos de ensino do Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão. Realizou diversos Estágios Nacionais de Orquestra Sinfónica promovidos pela Academia de Música de Costa Cabral e Orquestra de Sopros, tendo ainda a oportunidade de ser membro da Orquestra Sinfónica Ensemble em 2022 com a qual realizou diversos concertos nas cidades de Fátima, Ourém, Batalha e Porto. Participou também no Festival organizado pela Banda Sinfónica Portuguesa “Festival BSPjunior” em 2023, onde realizou concertos no Conservatório de Música do Porto e Igreja dos Clérigos. Em 2024, teve a oportunidade de fazer um Estágio com a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, onde teve a oportunidade de realizar concertos nas cidades de Guarda, Lisboa e Huelva. Para além disso foi dirigido por maestros de elevada qualidade tais como Miguel Romea, Ivan Meylemans, Jan Wierzba, Fernando Marinho, Cesário Costa, Vítor Matos e Diogo Costa. Ao longo de todo o seu percurso, teve a oportunidade de tocar em palcos emblemáticos como Casa da Música, Coliseu do Porto, Casino Estoril, Castelo de Niebla, Igreja da Lapa, Mosteiro da Batalha, Cineteatro de Ourém, Teatro Municipal da Guarda. De modo a enriquecer a sua performance e conhecimentos da área, participou em masterclasses com trombonistas de renome tais como Louise Pollock, João Martinho, Ricardo Pereira, Filipe Alves, Alexandre Vilela, Vítor Faria e Nuno Martins. Neste momento, encontra-se no 2º ano de Licenciatura na Universidade do Minho no Curso de Música com o professor David Silva.

WhatsApp Image 2024-09-21 at 12.19.29.jpeg

Agostinho Fernandes

Professor de Trompete

Agostinho Fernando Nogueira Fernandes. Nascido a 7 de março de 1969. É natural de Nogueira da Maia. Iniciou os seus estudos musicais com o seu pai em 1977. Entrou na Banda Marcial de Gueifães aos dez anos de idade e aí prosseguiu a sua carreira musical. Tocou em várias bandas, como solista em grande parte, tais como, Banda de Gueifães – Maia, Banda de Santiago de Riba – Ul (Oliveira de Azeméis), Banda de Nespereira (Cinfães do Douro), Banda de Pevidém (Guimarães), Banda de Freamunde, Banda de Revelhe (Fafe), Banda de Vilela (Paredes), Banda de Ancêde (Baião), Banda de Moreira da Maia, Banda de Famalicão, Banda de Belinho (Esposende) e Banda Musical de São Martinho do Campo, onde está desde 2009 até ao momento.
Trabalhou com conceituados maestros, tais como, Joaquim da Silva Fernandes, Manuel Neto, Ilídio Costa, Francisco Ribeiro, Armindo Nunes, Augusto Araújo, José Borges, Joaquim Botelho e Marco Araújo.
Aos 16 anos, ingressou nos quadros da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, em Lisboa, com o maestro Tenente-Coronel Idílio Fernandes e o maestro Reginaldo Neves, como instrumentista de Feliscorne, onde foi aluno do professor José Raminhos. Em 1987, ingressou no Conservatório Nacional em Lisboa, na classe de Trompete, com o professor Nelson Rocha. Mais tarde, ingressou no Conservatório de Música do Porto, até ao oitavo ano, com os professores, José Macedo e Francisco Silva.
Fez parte da Orquestra de Sopros de Nogueira da Maia, com o maestro Ilídio Costa, Orquestra ligeira da Maia, com o maestro Luciano Machado e Orquestra Ritmos Ligeiros, com o maestro Vítor Sousa. Começou a lecionar na escola da Banda Musical de São Martinho em 2013 e lecionou, também, na escola da Banda de Vila Boa de Quires.

teresa.png

Teresa Tenrinho

Professora de Violino

Teresa Tenrinho nasceu a 11 de agosto de 2000 e iniciou os seus estudos em violino aos 9 anos na Academia de Música de Costa Cabral na classe da professora Sara Veloso. Concluiu o Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Teclas no ano letivo 2017/18 e ingressou, posteriormente, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), onde se encontra atualmente a estudar na classe do professor Radu Ungureanu.

     Ao longo do seu percurso, frequentou masterclasses com diversos e prestigiados violinistas, tais como: Suzana Lidegran, Nuno Soares, Sergey Arutyunyan, Augusto Trindade e Zófia Wóycicka.

     Em 2015, foi selecionada para participar no II Estágio da Orquestra Ensemble, tendo novamente frequentado em 2017. Nesse mesmo ano, foi distinguida com o 3º lugar ex-aequo da Categoria A nas XI Olimpíadas Musicais da Academia de Música de Costa Cabral. No ano seguinte, alcançou uma menção honrosa com o seu grupo de música de câmara na categoria F.

     Já teve a oportunidade de trabalhar com os maestros: José Eduardo Gomes, Luís Carvalhoso, Pedro Neves, Luís Carvalho, Rafa Agulló Albors, Cesário Costa, Fernando Marinho, Hélder Tavares, Jaroslav Mikos, José Rafael Pascoal Vilaplana, António Saiote, Roberto Baltar Gardón, Jan Wierzba, Michelangelo Galeati e Javier Viceiro.

   Além disso, já atuou em prestigiosas salas de espetáculo de todo o país, tais como: Casa da Música, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, entre outras.

WhatsApp Image 2024-09-22 at 15.31.05.jpeg

Mariana Lopes

Professora de Violino

Natural da freguesia de Fânzeres, concelho de Gondomar, ingressou no Conservatório de Música do Porto em 2007, na classe de violino da professora Emília Vanguelova, tendo concluído o 8º grau.
Aos 20 anos, concluiu a Licenciatura na Escola Superior Música de Lisboa na classe do professor Bin Chao. No ano seguinte, frequentou o 1º ano de Mestrado em Performance na mesma classe. Em Março de 2024 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho, na classe dos professores Miguel Simões e Ilya Grubert.

Durante os seus estudos, foi premiada em concursos internos do Conservatório de Música do Porto, participou em várias masterclasses e trabalhou com vários professores como Eliot Lawson, Zófia Wóycicka, Sergey Arutyunyan, Evandra Gonçalves, Jorman Torres, Augusto Trindade, Gerardo Ribeiro, Rolando Prusak e Francisco Lima Santos. Atuou em audições a solo, recitais e estágios de orquestra, destacando-se o estágio “Young Musicians’ Summer“ dirigido pelo Maestro Tamás Vásary e Masterclasse com Geza Kapás, realizado na “University of Debrecen Faculty of Music”, na Hungria e o estágio OJ.COM (2016 e 2017) com a direção do maestro Pedro Andrade e Pedro Neves respetivamente.

Já atuou em várias salas do País e em diversos projetos: Europarque, Coliseu do Porto, Museu Soares dos Reis, Museu Romântico, Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Aula Magna, Teatro Rivoli, Altice Arena, Super Bock Arena, Campo Pequeno. Participou também em gravações no Atlantic Blue Studios e na Antena 2.

Neste momento, colabora com a Orquestra D. Fernando II – Municipal de Sintra, Orquestra da Costa Atlântica, Lisbon Film Orchestra, Orquestra do Norte e Orquestra ConSpirito. É membro do quarteto Ensemble Maestoso e leciona violino na Escola Dramática e Musical de Milheirós, Academia Pedro Sousa, Escola de Música da Banda Moreira da Maia e Academia de Artes de Valongo.

WhatsApp Image 2024-09-05 at 12.47.27.jpeg

Mariana Coelho

Professora de Formação Musical

Mariana Coelho iniciou o seu percurso musical em trompa no ano de 2017 na Banda Musical de São Martinho do Campo, tendo ingressado nesse mesmo ano na mesma. Posteriormente, no ano letivo 2017/2018, iniciou os seus estudos na classe de trompa da professora Gil Lopes no Conservatório de Música do Porto. Terminou os estudos em trompa na mesma instituição no ano de 2022/2023 e começou a ter aulas com o professor Marco Maia na escola da banda, a qual frequenta até hoje.

bottom of page