Música dos 8 aos 80
Instrumentos disponíveis
Violino
O violino é um cordofone friccionado. Esta classificação foi atribuída porque normalmente, o som é produzido através da fricção entre as crinas do arco e as cordas do violino.
Normalmente, o violino é visto em orquestra sinfónica ou orquestra de cordas, sendo considerado por muitos o núcleo da orquestra.
Flauta transversal
A flauta transversal é um aerofone de aresta, no qual o fluxo de ar é dividido formando turbilhões que ao entrarem no instrumento produzem um som essencialmente agudo.
Em contexto de orquestra apesar de a flauta transversal ser fabricada em metal, ela é classificada com instrumento de madeira por ser o material original na fabricação deste instrumento.
Oboé
O oboé é um aerofone de palheta heterofonica dupla com um funcionamento semelhante ao do fagote, no entanto o oboé apresenta um dimensão mais modesta.
Em contexto de orquestra o oboé é um representante da família das madeiras.
Clarinete
O clarinete é um aerofone de palheta heterófonica constituído por um tubo cilíndrico de madeira, no qual o ar é direccionado através do orifício entre a boquilha e a palheta fazendo esta vibrar podendo produzir sons no registo médio, agudo e grave.
Em contexto de orquestra, o clarinete é classificado com um instrumento pertencente à família das madeiras.
Saxofone
O saxofone é um aerofone de palheta heterofónica produzindo som através da vibração da palheta,tal como o clarinete, contudo este instrumento tem um tubo cónico feito de metal.
Em contexto de orquestra, o saxofone é classificado por ser um instrumento da família das madeiras devido à palheta ser feita de madeira e ser ela a responsável pelo som obtido do instrumento.
Fagote
O fagote é um aerofone de palheta heterofonica duplas, o que significa que para produzir são é preciso fazer vibrar duas palhetas sobrepostas. O corpo deste instrumento é constituído essencialmente por madeira. Logo, em contexto de orquestra pertence à família das madeiras.
Trompete
O trompete é um aerofone de bocal que tem um funcionamento semelhante à trompa e à tuba na forma de produzir som. No entanto, a sua dimensão é mais modesta permitindo ao executante produzir sons agudos.
Em contexto de orquestra, o trompete é considerado um instrumento da família dos metais.
Trompa
A trompa é um aerofone de bocal, no qual o ar é direccionado através dos lábios para o bocal e é através da vibração dos lábios que é possível obter som do instrumento.
Em contexto de orquestra a trompa é considerada um instrumento de metal.
Trombone
O trombone é um aerofone de bocal que no que diz respeito forma como se produz o som, no entanto no que diz respeito a forma com se troca de notas o trombone actual usa um sistema de bara invés do tradicional sistema de pistões.
Em contexto de orquestra o trombone pertence à família dos metais.
Eufónio
O Eufónio ou bombardino é um aerofóne de bocal extremamente semelhante à tuba, mas com uma dimensão muito mais reduzida e por isso mesmo à quem chame este instrumento de tuba tenor.
Como é lógico, em orquestra este instrumente pertence à família dos metais.
Tuba
A tuba é um aerofone de bocal que à semelhança da trompa é produzido o som através da vibração dos lábios dentro do bocal. Devido à dimensão do tubo e do bocal a tuba é o instrumento de sopro mais grave ensinado na nossa escola.
Em contexto de orquestra a Tuba é um instrumento classificado com pertencente à família dos metais.
Piano
O piano é um cordofone de teclas que tem a particularidade de permitir que o executante toque uma melodia enquanto a harmoniza. Sendo assim, o piano pode ser considerado um instrumento polifónico pois pode tocar mais de uma nota em simultâneo.
Percussão
A percussão é um conjunto de instrumentos que são essencialmente percutidos ou com baquetas ou com as mãos no então é possível usar objectos do dia a dia para produzir música.
Os principais instrumentos de percussão existentes na nossa escola são: Os Tímpanos, a Caixa, a bateria, o xilofone e a multi-percussão, que é a utilização de vários instrumentos em simultâneo.